2 Aug 2016

Jane Austen moderna

Originalmente publicado em 30 de setembro de 2013.



Lizzie Bennet (no centro) com a amiga Charlotte (esquerda)
e as irmãs Lydia e Jane (direita). Kitty virou... uma gatinha!

Jane Austen é uma escritora bastante adaptada para cinema, televisão e até mesmo literatura (ainda preciso ler Orgulho e Preconceito e Zumbis!). Eu adoro tanto os livros quanto as adaptações - minhas preferidas são as produzidas pela BBC. E eu gosto até mesmo das adaptações modernas, como As Patricinhas de Beverly Hills, O Diário de Bridget Jones e Noiva e Preconceito. Mas jamais imaginei que gostaria tanto de uma adaptação feita em formato de vlog.

Em The Lizzie Bennet Diaries, a protagonista do provavelmente mais aclamado romance de Austen, mas não meu favorito, Orgulho e Preconceito, é uma moça de 24 anos que faz mestrado em comunicação de massa e decide contar um pouco da sua vida na internet através de um video blog. Uma coisa que me impressionou nos primeiros episódios foi o quanto a adaptação foi acertada nas mudanças feitas, ao mesmo tempo em que mantinha certa fidelidade com a obra original. Não que fidelidade seja o objetivo de qualquer adaptação, mas foi divertido, por exemplo, ver que as duas irmãs excluídas da família aparecem como outras personagens (Kitty é uma... gata! que segue Lydia aonde quer que ela vá e Mary é uma prima das irmãs Bennet). Mas nessa questão da fidelidade, o mais bacana para mim foi que os sentimentos despertados pela série foram bem parecidos com os sentimentos despertados pelo romance.

O grande trunfo da série, entretanto, é a mudança no foco da história. Enquanto Orgulho e Preconceito retrata, como só Jane Austen sabe fazer, a tensão entre diferentes classes sociais, o difícil papel da mulher e o relacionamento de Lizzie e Mr. Darcy no meio disso tudo, The Lizzie Bennet Diaries coloca em primeiro plano o relacionamento das irmãs. Por isso, além de assistir os 100 episódios do diário de Lizzie, é importante acompanhar os vlogs que surgiram depois, especialmente o de Lydia. A versão moderna de Wickham é perfeita para a adaptação (e eu fiquei impressionada com o ator que faz o personagem). Todos os episódios estão disponíveis no Youtube.

The Lizzie Bennet Diaries até ganhou um Emmy este ano e a equipe está desenvolvendo uma nova adaptação, dessa vez de Emma, chamada Emma Approved, que deve estrear no próximo dia 7 de outubro. Torcendo para que seja tão boa quanto o primeiro projeto e que depois eles comecem a pensar em uma adaptação de Razão e Sensibilidade, esse sim meu romance preferido.
Share This:    Facebook Twitter
_______________________________

0 comments: